O que é Proteção Veicular?

Você sabe o que é proteção veicular? Hoje em dia, cada vez mais, as pessoas tem adquirido automóveis e outros veículos para se locomoverem, tanto nos grandes centros urbanos como nas áreas com menor densidade populacional. Isso fez com que aumentasse o número de ocorrências de acidentes no trânsito, assim como de casos de roubos e furtos, principalmente em função do mercado negro de peças de veículos roubados ou furtados.

Neste cenário, torna-se praticamente obrigatório possuir algum tipo de recurso que proteja seu patrimônio contra as
possibilidades de sinistros que venham a ocorrer. Não é uma boa ideia sair com seu veículo por aí contando unicamente com a sorte, afinal, este é um erro que pode custar muito caro.

Dentro das opções disponíveis, uma que vem se destacando a cada ano, ganhando força, credibilidade e visibilidade é a Proteção Veicular. Através desta modalidade, mais barata e bem menos burocrática que os seguros tradicionais, é possível proteger seu patrimônio sem gastar muito e sem as inúmeras burocracias que as seguradoras impõem a seus clientes. A seguir, iremos explicar detalhadamente, o que é e como funciona a Proteção Veicular.

Como Funciona?

A Proteção Veicular é um sistema de rateio, onde divide-se, de uma forma direta, os custos dos sinistros (roubo, furto, colisão, enchente, etc) dos associados, de forma que, caso algum associado enfrente algum tipo de contratempo coberto pela Proteção Veicular, o problema seja resolvido no menor tempo possível, de forma ágil e sem burocracias desnecessárias.

Imagine que você e mais 10 vizinhos resolvem juntar um fundo para que, caso de um de vocês sofra algum problema com seu veículo, possam ter um dinheiro guardado para o conserto, ou mesmo para a compra de um novo veículo. Vocês iriam ter que calcular o valor médio mensal dos custos com os possíveis sinistros, cuidar da contabilidade e dos aspectos jurídicos, verificar se os sinistros foram legítimos, contratar mecânicos de confiança, etc. Além disso, em função da pequena quantidade de participantes desta “Associação”, o custo final seria alto demais para cada um dos participantes, o que resultaria em prováveis inadimplências e problemas futuros.

Proteção Veicular é basicamente isso: um fundo, administrado por uma Associação devidamente legalizada e registrada, onde os Associados dividem entre si os custos mensais dos sinistros ocorridos no período. A diferença entre as duas situações é que, no caso de uma Associação de Proteção Veicular, o tamanho da estrutura, o porte da Associação, o número de Associados e a dedicação integral de um corpo de profissionais qualificados para administrar as ocorrências mensais, garante que o custo mensal seja inferior ao cenário apresentado anteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *