1. O Fusca é certamente o carro mais emblemático da história da Volks. De fato, esse veículo deteve o recorde mundial de carro mais vendido durante a maior parte do século XX. Até hoje é possível encontrar modelos que ainda estão em boas condições e que funcionam perfeitamente. Esse carro sempre foi conhecido por sua economia de combustível e se tornou um campeão de vendas por causa de seu preço acessível.
2. Além de carros, a Volkswagen também produz motores marítimos a diesel para barcos a motor, reatores químicos, turbinas a vapor, gás e turbocompressores. A empresa também investe pesadamente no Wolfsburg FC, um clube de futebol que disputa a liga nacional.
3. A cidade de Wolfsburg é o lar de várias empresas alemãs, mas é a Volkswagen que se destaca das demais. Para se ter uma ideia, a maioria dos habitantes de Wolfsburg trabalha direta ou indiretamente para a Volks. A fábrica produziu mais de 45 milhões de carros desde que foi estabelecida por lá, há mais de 73 anos.
4. Pouca gente sabe, mas a Volkswagen tem uma longa história de nomear seus veículos com base nas correntes oceânicas. Por exemplo, Golf vem de “Golfstrom”, que é o nome alemão para a Corrente do Golfo; já o nome Polo vem de “Polar Wind”, que é um dos nomes do fluxo de plasma nos polos da Terra.
5. A Kombi é outro automóvel icônico da Volkswagen. Essa van foi lançada pela primeira vez em 1949 e esteve na linha de montagem por mais de 50 anos, até ser descontinuada em 2013.
6. A Volkswagen é uma das maiores fabricante de automóveis do mundo em termos de vendas. Para se ter uma ideia, a montadora vendeu 10,7 milhões de carros em 2017, o que equivale a 300 mil veículos a mais do que a Toyota, que dominou o mercado automotivo mundial na última década.
7. O Grupo Volkswagen é composto por mais de 12 marcas diferentes. De um modo geral, essas marcas são associadas ao luxo e, portanto, não produzem carros acessíveis. Porsche, Lamborghini, Bentley, Skoda e Audi são algumas das marcas que mais têm contribuído com as vendas totais do grupo.
8. Por um dia, o Grupo Volkswagen sentiu o gostinho de ser a empresa mais valiosa do planeta. Esse dia foi 29 de outubro de 2008, uma data que contou com uma série complexa de fatores externos e internos envolvendo as ações da empresa que levaram a essa discrepância de valores.