Correia Dentada
O sincronismo dos motores dos nossos carros depende de correia dentada ou corrente de comando, variando de acordo com o projeto. A primeira, feita de borracha, exige manutenção por tempo ou quilometragem, portanto gera custos ao longo da vida útil do motor. Já a segunda é de metal e não exige manutenção, pelo menos na teoria. Portanto, seu bolso vai agradecer se sua escolha for um carro com corrente de comando.
Pintura perolizada
As cores dos carros estão cada vez mais sem graça. A maioria opta por discrição e facilidade de revenda, e com isso poucos fogem desse senso comum. Mas não tem como negar a beleza de uma cor mais viva, principalmente se for do tipo perolizada. Não por acaso, costuma ser a opção dos fabricantes nos lançamentos e divulgações. Entretanto, pensando numa possível reparabilidade, a pintura perolizada é bem mais cara que o normal, além de exigir mão de obra especializada, que também cobrará mais caro pelo serviço. Portanto, pensando somente no bolso, é melhor ficar nas cores mais comuns mesmo.
Suspensão Refinadas
Risque da lista os carros com suspensões mais refinadas. Fuja de modelos com sistema independente na traseira que exige trocas de várias buchas. Esqueça os que tenham configurações de conforto e esportiva, pois exigem caros amortecedores eletrônicos. Por fim, nem passe perto dos que tenham suspensões pneumáticas se quiser manter sua saúde financeira. Quem pensa com o bolso, deve escolher o esquema "arroz com feijão" de McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Injeção Direta
Tendência nos carros atuais por conseguir atender melhor as normas de poluentes, a injeção direta acaba sendo um pesadelo na hora da manutenção. Ocorre que o combustível deixa de passar pelas válvulas de admissão e passa a ser injetado direto na câmara de combustão, fazendo com que os corpos dessas válvulas carbonizem com o tempo. Fora que esses bicos trabalham com mais pressão e são mais suscetíveis a problemas por uso de combustível de má qualidade. Para evitar essas manutenções, o bom e velho sistema de injeção eletrônica do tipo indireta, ainda é a melhor escolha.
Turbo
Assim como a injeção direta, o turbo tem virado regra nos carros atuais. Fazem milagres em pequenos motores, que conseguem bons números de desempenho com consumo moderado de combustível. Mas é mais um componente para exigir manutenção. Não é raro escutarmos casos que a turbina foi trocada, e também é o tipo de motor preferido dos que gostam de performance. O bom e velho motor naturalmente aspirado é sem dúvidas mais adequado para quem quer fugir de manutenções caras.
Lâmpadas de xenônio
Os carros mais modernos, estão optando por lâmpadas de LED, mas não faltam opções de carros mais refinados no mercado de usados, que utilizam lâmpadas de xenônio. São bonitas de se ver e iluminam muito bem, mas na hora que queimam você vai desejar ter escolhido a versão mais simples do mesmo carro, com lâmpadas convencionais.